Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
MASCOTE & HINO

Mascote

O mascote do Tricolor Gaúcho foi adotado oficialmente em 1946, após a publicação interna do club com título tal como "Mosqueteiro". Desse modo, o mosqueteiro foi criado, vestindo as cores do clube. Em 2001, foi realizado um concurso para a escolha de um novo desenho de mascote, que seguisse o padrão da figura de então. O escolhido foi o desenho de Hilton Edeniz Oliveira Ávila.

HINO

O primeiro hino do Grêmio foi composto em 1924 por Isolino Leal. Ele exultava a força do clube e ao amor a ele.[2]

Posteriormente, em 1946, foi realizado um concurso pela diretoria do clube para a escolha de um novo hino. A composição escolhida foi a de Breno Blauth, gravada por Alcides Gonçalves.

O hino atual foi composto por Lupicínio Rodrigues, em 1953. Lupi, que era gremista, estava em durante uma tarde no Restaurante Copacabana, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, quando teve a ideia, em uma conversa com amigos.[51] Ao longo das estrofes, o hino cita a fé e o fanatismo dos gremistas. Indica que até mesmo quando a equipe passa por maus momentos, a torcida segue junto apoiando, não importando a situação na qual o time se encontra. Eurico Lara, goleiro que atuou no Grêmio entre a década de 1920 e 1930, é referenciado como "craque imortal".[2][52] Outra referência histórica é o verso "Com o Grêmio onde o Grêmio estiver", estampado em uma faixa feita por Alfredo Obino durante uma greve de bondes, em 1953. O maestro Salvador Campanella, um dos mais conceituados da área no estado, ficou a cargo de elaborar a partitura da canção

 

Total de visitas: 5164